segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O perigo escondido em alguns Alimentos

Você conhece as Gorduras Trans ?
  
As gorduras trans são um tipo específico de gordura formada por um processo de hidrogenação natural ou industrial e estão presentes principalmente em alimentos industrializados.
Os alimentos de origem animal como a carne e o leite possuem pequenas quantidades dessas gorduras.


Para que servem?
  
As gorduras trans se formam durante o processo de hidrogenação industrial, que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente. Isso é feito para melhorar a consistência dos alimentos, deixando-os mais crocantes, dourados e  aumentando sua vida útil  nas prateleiras dos supermercados.


Essas gorduras fazem mal para a saúde?

Sim! O consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras trans causa:
1- Aumento do colesterol total e também do mau colesterol, conhecido como HDL
2- Redução dos níveis de colesterol bom, o HDL.
3- Aumento do risco de doenças cardio vasculares.
É importante lembrar, que não há informações disponíveis demonstrando benefícios para a saúde com o consumo de gordura trans.

  
Gordura Hidrogenada é o mesmo que gordura trans? 

Não. O nome gordura trans vem da ligação química que a gordura apresenta e ela pode estar presente em produtos industrializados ou produtos in natura, como carnes e leites. A gordura hidrogenada é o tipo específico de gordura trans produzido na indústria.

  
Quais alimentos são ricos em gordura trans?  
  
A maior preocupação deve ser com os alimentos industrializados, tais como, sorvetes, batatas fritas, salgadinhos de pacote, pastelarias, bolos, biscoitos, etc. As gorduras hidrogenadas e margarinas, assim como os alimentos preparados com estes ingredientes, também são prejudiciais à saúde.


Como podemos controlar o consumo?

Sempre que for às compras, acostume-se a ler os rótulos dos alimentos, isso facilitará a identificação de quais alimentos são ou não ricos em gorduras trans. A partir disso, é possível fazer escolhas mais saudáveis, dando preferência àqueles que tenham menor teor dessas gorduras ou que não as contenham.


Como aparece o teor de gorduras trans nos rótulos dos alimentos?

O valor é declarado em gramas presentes por porção do alimento. A porcentagem do Valor Diário de ingestão (%VD) de gorduras trans não aparece, porque não existe um valor que deva ser ingerido diariamente. A recomendação é que seja consumido o mínimo possível.
  
Veja nesse exemplo:

Informação Nutricional

Porção  ___ g (medida caseira)
Quantidade % VD (*)
por porção
Valor Calórico kcal  
Carboidratos g  
Proteínas g  
Gorduras totais  g  
Gorduras saturada g  
Gorduras trans g *
Fibra alimentar g  
Sódio mg  

(*) A quantidade de gordura trans é declarada somente em gramas porque não há valor diário estabelecido. Assim, para saber se um alimento é rico em gordura trans basta olhar a quantidade por porção dessa substância.
  
Não se deve consumir mais que 2 gramas de gordura trans por dia.
É importante também verificar a lista dos ingredientes especificada na embalagem do alimento.

Através dela é possível identificar a adição ou não de gorduras hidrogenadas durante seu processo de fabricação.

Diante disso, concluímos que se o alimento contém gordura trans em seu rótulo, já deve ser descartado de imediato. Caso a quantidade especificada seja muito pequena, pode-se utilizá-lo com moderação, evitando fazê-lo com frequência.

A saúde é um bem inestimável, vamos cuidar dela como se deve!





Nenhum comentário:

Postar um comentário