terça-feira, 8 de outubro de 2013

4 Minutos de Exercícios para Manter a Forma

Se você não gosta de se exercitar, porém reconhece a necessidade de praticar atividades físicas para manter a saúde, já deve ter se perguntado qual é a quantidade mínima necessária para manter a forma. De acordo com o The New York Times, pesquisadores noruegueses parecem ter descoberto a resposta para essa questão!

Inicialmente, os cientistas avaliaram os efeitos de pequenos períodos de atividade intensa — geralmente variando entre 30 segundos e alguns minutos — intercalados com intervalos de descanso. Essa prática demonstrou ser tão eficaz quanto à realização de sessões mais prolongadas.
Em seguida, os cientistas avaliaram os resultados alcançados após quatro períodos de atividade intensa, durando apenas quatro minutos cada um.


“Quatro-três-quatro”


Nestes períodos de quatro minutos cada um, os voluntários que participaram dos testes deveriam manter suas freqüências cardíacas em 90% da capacidade máxima, realizando intervalos de três minutos entre as quatro sessões. Dessa forma, o tempo total de exercícios foi de 16 minutos, mas os pesquisadores concluíram que poderia ser tempo demais para a avaliação da pesquisa, que deveria evidenciar o mínimo de tempo que é satisfatório para a saúde.

Assim, os cientistas decidiram avaliar os efeitos de apenas uma única sessão de quatro minutos, comparando o desempenho de dois grupos, um dedicado ao esquema “quatro sessões de quatro minutos intercaladas por intervalos de três minutos cada”, e o outro dedicado a uma única sessão de quatro minutos. Esse treino foi realizado três vezes por semana durante 10 semanas.


Falta de tempo não é desculpa!



Os pesquisadores observaram que ambos os grupos apresentaram melhoras significativas, tanto no condicionamento físico como no estado geral de saúde. Para eles, a falta de tempo é uma das principais desculpas para que as pessoas não realizem atividades físicas e os resultados do estudo apontaram que esse pretexto não corresponde à realidade.

Não é necessário frequentar uma academia para seguir a rotina dos quatro minutos.  


Vale qualquer atividade, como subir uma ladeira, nadar, subir e descer escadas, andar de bicicleta e até caminhar. O importante é aumentar a sua freqüência cardíaca o suficiente, durante quatro minutos!


Consulte sempre seu médico antes, para avaliar suas condições físicas e inicie sem demora um programa de condicionamento físico, mesmo que seja por quatro minutos ao dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário