segunda-feira, 18 de novembro de 2013

7 Mitos sobre Dietas

Dietas e dicas a respeito de alimentação saudável não faltam para que você consiga manter a saúde em dia e prevenir várias doenças tais como pressão alta, diabetes, obesidade e outras mais. O problema é que nem tudo o que você ouve por aí se encaixa perfeitamente em todos os casos.  O site Hype Science publicou uma relação de mitos a respeito das escolhas de alimentação consideradas saudáveis. Confira alguns desses itens abaixo:

 

1 - O que importa é o valor calórico
  
Com certeza, uma das atitudes que devem ser tomadas por quem quer perder peso é diminuir o número de calorias ingeridas diariamente.

O que não fica muito esclarecido, é que diferentes tipos de alimentos, independente de seus valores calóricos, podem interferir no funcionamento do seu metabolismo e na boa manutenção da sua saúde. Por exemplo, frutose e glicose são dois tipos de açúcares. A frutose provém das frutas e alimentos naturais e é importante você saber que os dois tipos têm praticamente os mesmos valores calóricos, porém a glicose é conhecida por abrir o apetite e provocar a resistência à insulina.

A ingestão de proteínas, encontradas em carnes, ovos e outras fontes como o arroz integral, beterraba, abacate e grão de bico, pode aumentar a taxa metabólica e reduzir a fome. Isso já não acontece com a ingestão de gorduras e carboidratos.
Isso significa que alguns alimentos podem ter a mesma quantidade calórica, mas agem em nosso organismo de maneira bem diferente. Exemplo disso é que as 500 calorias de um Cheese Bacon impactam o organismo de forma muito distinta de um prato feito com hambúrguer de grãos, cereais, legumes e vegetais.

  
2 - Proteína em excesso faz mal à saúde

Algumas pessoas têm receio de que a ingestão de proteínas possa causar danos aos rins e à estrutura óssea. É verdade que essas substâncias estão relacionadas com a eliminação de cálcio a curto prazo, mas pesquisas realizadas por tempo mais prolongado demonstraram que, na verdade, o consumo de proteínas melhora a qualidade óssea e reduz os riscos de fraturas.O importante é escolher proteínas mais saudáveis, como as provenientes dos peixes, grãos e farinhas integrais, leites desnatados e ovos frescos.


3 - Sódio faz mal
  
O sal, muitas vezes é apontado como vilão, mas tem seu lado bom e seu lado ruim. Geralmente, olhamos somente o lado negativo desse condimento. É verdade que ele contém alto teor de sódio e que, especialmente em pessoas hipertensas, o consumo dessa substância deve ser moderado. Porém, a falta de sódio, já foi relacionada com o aumento dos níveis sanguíneos de triglicerídeos e colesterol. Portanto, a regra de ouro é o consumo moderado.

  
4 - Café faz mal

O café pode melhorar o funcionamento do cérebro, auxiliar a queima de gordura, proteger o fígado de doenças como cirrose e câncer, além de diminuir o risco de diabetes e doenças como Alzheimer e Parkinson. Devemos apenas evitar o excesso, pois a cafeína presente em sua composição pode aumentar o stress, trazer ansiedade e retirar cálcio dos ossos.


5 - Ovos fazem mal ao coração
 

Restringe-se o consumo desse alimento devido ao seu teor de colesterol ser relativamente alto. Ainda assim, ovos são ótimos alimentos, muito nutritivos, repletos de vitaminas, minerais e antioxidantes. A ingestão de ovos melhora a qualidade de lipídios em nosso organismo, já que eleva os níveis de HDL, o bom colesterol.


6 - A baixa ingestão de carboidratos é perigosa
  
Estudos recentes comprovam que uma dieta com baixo consumo de carboidrato é mais eficiente do que aquela que reduz a ingestão de gorduras. As pesquisas descobriram que as refeições sem ou com pouquíssimo carboidrato melhoram os níveis de triglicerídeos, elevam os índices de HDL e equilibram o açúcar no sangue, melhorando a produção de insulina, nesse caso, principalmente em diabéticos.


7- Pular refeições emagrece
  
Já está comprovado, que quando a pessoa deixa de fazer uma refeição, na certeza de que irá emagrecer, na verdade ela estará mandando uma mensagem ao cérebro de privação alimentar, o que faz com que o organismo, imediatamente, restrinja o gasto calórico para manter reservas energéticas. Resultado? Diminuição do metabolismo e dificuldade para perder peso.


Concluindo, coma com moderação, escolhendo bem o tipo de alimentos que consome e jamais deixe de fazer uma refeição, para que seu metabolismo fique queimando as calorias de forma contínua levando a uma perda de peso mais eficiente e duradoura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário