quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Combata o stress cuidando da alimentação

Dores nas costas ou nuca, mandíbula endurecida, irritabilidade excessiva, coração acelerado e respiração ofegante são sinais típicos de quem está estressado.

O que pouca gente sabe, é que esses sintomas também podem ser provocados pela má alimentação.

Uma dieta pobre em vitaminas e minerais e rica em açúcar e gorduras, faz com que o organismo seja sobrecarregado e seu funcionamento prejudicado, acelerando a instalação de quadros de stress.


Por outro lado, consumir diariamente frutas ricas em vitamina C (como morango, abacaxi, laranja, acerola e caju), folhas verde-escuras (couve, rúcula e espinafre), óleos vegetais (azeite de oliva, óleo de girassol e de canola) e alimentos alaranjados (cenoura, abóbora e mamão) minimizam os estragos provocados pelo stress.



 Uma alimentação balanceada ajuda a equilibrar o corpo e combater os radicais livres. As vitaminas A, C, E e do complexo B e os minerais zinco e selênio, são os campeões para combater quadros como esse. Esses últimos ainda ajudam a estabilizar os hormônios, como o cortisol e a adrenalina, que sofrem picos em indivíduos sob pressão.



Lembre-se!


O cortisol, além de deixar o corpo em estado de alerta, participa na síntese de glicose e na quebra das proteínas e das gorduras, e em excesso, esse hormônio aumenta o tamanho do abdômen e provoca flacidez. Altera ainda o sistema imunológico, baixando a imunidade e desencadeando diversas doenças. 


Portanto, procure variar bastante suas refeições, montando pratos coloridos e atraentes, com alimentos saudáveis, pobres em gorduras e alimentos industrializados e ricos em proteínas magras e vitaminas.


A saúde não tem preço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário